Quando comi essa salada, percebi que realmente dá pra fazer espetáculos vegetarianos. Eu não sei muito como seria de variedade, nem considero ser vegetariano eu mesmo, mas acho que comeria feliz essa salada todo dia.
Por morar em Fortaleza, o desafio principal foi encontrar bons morangos. Aqui eles costumam ser caros, meio verdes e meio estragando, quando tem. Na hora que vi morangos bonitos, vermelhinhos, maduros... Lembrei logo da salada!
A receita original é de um site polonês e utilizei o tradutor do Google Chrome. Adapto aqui o texto considerando alguma diferença de ingredientes, a minha experiência pessoal, e proponho quantidades para duas porções generosas como na foto.
Ingredientes:
- 3 ramos de rúcula lavada e cortada
- 200 g de morangos cortados em 4 partes
- 150 g de queijo branco em cubos
- Azeitonas pretas cortadas em quantidade à gosto (usei 8)
- 2 a 3 colheres de sopa de cebolinha picada
- 4 a 6 colheres de sopa de hortelã picada
Para o molho:
- 8 colheres de sopa de azeite de oliva (aprox. 120 ml)
- 4 colheres de sopa de mel (aprox. 60 ml)
- 3 colheres de sopa de suco de limão (aprox. 45 ml) - 2 limões (tipo galego)
- 1 dentre de alho
- sal (a gosto)
- pimenta do reino moída (a gosto)
Observações: O queijo da receita original é feta, mas a primeira vez que comi a salada foi com mussarela de búfala e agora eu usei minas frescal. O objetivo maior do queijo é acrescentar algo com gosto mais neutro para equilibrar os demais sabores, pois alguns ingredientes (como o morango) são bem marcantes. Por opção, eu não usei cebolinha e nem hortelã, pois usa-se muito pouco em comparação a um ramo vendido nos supermercados. Outra diferença é que usei tempero pronto de alho com sal para o molho.
Preparo:
- Lave e corte todos os ingredientes. Os morangos devem ser cortados em 4 partes e a rúcula em pedaços ainda grandes, mas que caibam numa garfada.
- Prepare o molho: Num copo, adicione o mel, o alho e sal a gosto (ou tempero pronto, 1-2 colheres de chá). Adicione a pimenta do reino (a gosto) e misture bem para ficar uniforme. Deve ser possível ver os grãos da pimenta no mel. Acrescente o suco de limão e misture novamente. Para misturar o azeite, porém, precisa paciência. Deve ser adicionado e misturado aos poucos, pois demora um pouco pra ele ficar uniforme com o mel.
- Jogue o molho sobre a rucula e misture bem. O molho deve untar as folhas, o que vai fazer a quantidade de rúcula parecer menor em volume, pois as folhas vão se juntar mais.
- Adicione os demais ingredientes e misture novamente
- Se desejar, adicione a cebolinha e hortelã salpicando por cima.


Nenhum comentário:
Postar um comentário